Visitas de Estudo: Estabelecimento Prisional da Guarda e Escola Superior de Saúde da Guarda (Instituto Politécnico da Guarda)

Categoria:

No âmbito do Programa Ser Pro, os alunos do Curso Profissional Técnico de Auxiliar de Saúde continuam a efetuar visitas a locais e instituições de referência. Desta vez a visita ocorreu a duas instituições de valências distintas: o Estabelecimento Prisional da Guarda e a Escola Superior de Saúde da Guarda (Instituto Politécnico da Guarda).

No período da manhã, o Estabelecimento Prisional da Guardo foi o palco de novas aprendizagens para os alunos. Estes foram recebidos pela Diretora Adjunta do Estabelecimento Prisional e por alguns elementos da equipa de saúde da instituição. Após um enquadramento geral sobre a estrutura orgânica deste estabelecimento, a equipa de saúde apresentou as tarefas que desempenham no seu dia-a-dia, bem como referenciaram as dificuldades, motivações e limitações com que se deparam habitualmente, dado a especificidade deste tipo de instituição. No final, os alunos tiveram a possibilidade de colocar algumas questões, uma vez que, para todos eles, a ida a um local como este era novidade.

A tarde fora destinada para visitar a Escola Superior de Saúde da Guarda. Aqui fomos recebidos pela Professora/Enfermeira Agostinha Corte, perita que acompanha a ESPROSER no programa Ser Pro, e pelas coordenadoras dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Biotecnologia Medicinal. Numa primeira fase, foi feita uma apresentação da oferta formativa, assim como as condições de acesso e as saídas profissionais dos cursos ministrados naquela instituição. Em seguida, os alunos tiveram oportunidade de visitar os laboratórios, onde puderam observar e manusear alguns equipamentos e modelos anatómicos.

Foi uma atividade bastante profícua e enriquecedora, dado que os alunos puderam, em ambos os locais, conversar abertamente com os profissionais que os acolheram.

Determinados em garantir uma proximidade efetiva com instituições de referência, agradecemos ao Estabelecimento Prisional da Guarda e à Escola Superior de Saúde da Guarda a disponibilidade em nos receber.

Cursos profissionais 2024/25

PRÉ-INSCRIÇÕES ABERTAS