Atividade "Ser Eco Cívico"

Categoria:

No âmbito da atividade “Ser Eco Cívico”, os alunos do 10.º ano realizaram uma caminhada ecológica e cívica “Rota dos Passadiços” que proporcionou um dia diferente aos alunos que chegaram este ano letivo à ESPROSER.

Com esta caminhada adquiriram aprendizagens e competências relacionadas com a ecologia, a partilha e a amizade e puderam conhecer o nosso território, costumes, tradições, gentes, produtos e natureza.

Com início na ESPROSER, os alunos percorreram as ruas graníticas da vila, passando pela casa onde provavelmente nasceu o Marquês do Pombal. Desceram ao Medreiro e contemplaram a ponte romana, os castanheiros, as vinhas, os pinheiros e os vigilantes penedos cinzentos tão caraterísticos destas “terras do Demo” como o próprio Aquilino Ribeiro as apelidou.

Vila da Ponte. A praça desta vila, antiga sede de concelho, serviu para parar, sentar e comer o reforço da manhã. Logo seguimos para a praia fluvial e começamos a rota dos passadiços, com tempo para apreciar o espelho de água, os patos e os peixes. No alto do monte da Borralheira, vê-se o santuário de Nossa Senhora das Necessidades.

Rapidamente, chegamos a Freixinho, onde se situa o convento de Nossa Senhora do Carmo, passando pelo observatório de aves e pelos caminhos rurais. Ao lado? As oliveiras que fizeram vénia à nossa passagem. Em frente? Os muros graníticos, os castanheiros e as giestas.

Claro, o término foi junto ao rio, no parque de merendas de Freixinho. Daqui, comtemplamos o céu azul e as águas brilhantes do Távora, as pedras graníticas e as casas que outrora tinham gente e mais gente, onde a alegria e a vivacidade eram caraterísticas deste povo que hoje dançaria e cantaria nas vinhas para fazer a vindima.

Cursos profissionais 2024/25

INSCRIÇÕES ABERTAS