A Escola Profissional de Sernancelhe foi distinguida, na cerimónia de 25 de abril de 2016, com a Medalha de Mérito pelo trabalho de 23 anos na formação e educação dos jovens do Concelho de Sernancelhe. Um momento marcante, que a Diretora Ana Chaves sintetizou desta forma:
“Hoje, neste preciso momento em que a Escola Profissional de Sernancelhe vê a comunidade sernancelhense prestar-lhe este reconhecimento e esta homenagem, importa que sejamos nós, escola Profissional, a fazer os agradecimentos.
Agradecemos a todos os sernancelhenses por nos terem confiado a educação dos vossos filhos;
Aos alunos porque aqui se formaram e foram os grandes divulgadores dos ensinamentos que receberam;
Aos formadores, aos funcionários, alguns deles antigos alunos da ESPROSER, por tudo darem a esta escola, sentindo-a como se fosse vossa;
Ao Município, por sempre ter mantido uma postura intransigente quanto à qualidade do ensino e ao papel que estava configurado, nunca permitindo desvios de linha de rumo que se deseja numa instituição que forma jovens para a vida;
Aos órgãos sociais, por assumir a partilha da gestão da escola em estreita colaboração com as entidades proprietárias e num notável envolvimento com a comunidade, as empresas e as diversas instituições que hoje são a essência da própria escola.
Todos, sem exceção, trouxeram-nos até ao dia de hoje, 23 anos depois. São todos eles os grandes obreiros de uma Escola que fez o seu percurso, que soube sempre antecipar tendências, e que orgulha-se de ter formado 1400 alunos para o mercado de trabalho, muitos em empresas de grande projeção nacional, sempre apontados como ótimos exemplos de profissionalismo e caráter.
Com uma imagem muito prestigiada tanto no concelho como na região, a Escola Profissional abraçou sempre aos desafios, inovando, indo ao encontro das exigências do mercado.
O reconhecimento do mérito é uma honra que muito nos honra e prestigia.
Ao enaltecerem o passado e o presente da ESPROSER, responsabilizam-nos para que saibamos desenhar o futuro da Escola, numa perspetiva de crescimento, de desenvolvimento, de sustentabilidade e de cada vez maior notoriedade.
Sabemos que o desafio é grande, mas sabemos, a partir deste momento, que Sernancelhe olha para o nosso trabalho de forma muito próxima e colaborativa, o que nos encontramos de satisfação e nos redobra a vontade em fazer mais e melhor pela ESPROSER e por todos aqueles que são a nossa razão de existir: os jovens, os alunos. ”